domingo, 25 de agosto de 2019

Como evitar afogamentos


Neste calorão as pessoas procuram se refrescar em rios  e lagos, nesta matéria falo sobre alguns procedimentos para evitar os afogamentos, que nesta época do ano leva a vida de tantas pessoas.
 Para começar esqueça essa história de quem não sabe nadar é quem morre afogado, as estatística mostram ao contrario, morre mais gente que diz ótimo nadador do que os que dizem que não sabem nadar, o motivo é que a pessoa que não sabe nadar aplica os cuidados que vou explicar a seguir e o nadador tende a omitir as precauções.


 Parece repetitivo, mais a maioria dos casos de afogamento tem envolvimento com bebidas alcoólicas. E o motivo é obvio, o consumo de álcool no corpo humano, faz com ele perca os principais sentidos e além do mais, ele deixa de tomar a precauções que explicar agora:


Podem parecer lindos, mais os lagos, lagoas, represas ou qualquer outro local aonde tenha água parada, oferece um grande riscos aos banhistas, veja a explicação:

Como você pode ver na ilustração acima, a água tem temperaturas diferentes em um lago, a temperatura da superfície é menor que a do fundo, no corpo humano essa diferença de temperatura é grande problema, pois a mesma, causa câimbras e por sua vez afogamento.


 O segundo fator a ser levado em consideração é que você tem que planejar até aonde vai, pois em um lago não há correntes de água, sendo assim se você usar toda sua energia na ida e na volta ou no final da natação, você já se encontra em uma situação de afogamento, nunca tente desafiar um lago, pois pode pagar com sua própria vida.


O terceiro fator já é o oposto do fator anterior, ou seja se você for tomar banho em águas de corredeiras, tome muito cuidado, pois se você fizer como a pessoa da foto acima, você corre um grande risco de se afogar.


 Pois as bolhas formadas pelas corredeiras dificultam a pessoa nadar, elas tem ar dentro das bolhas deixam a água menos densa, ai a tendencia é você ir para o fundo e sem volta, se estiver em uma situação de bolhas nade imediatamente para fora das bolhas ou você vai se afogar.


 Quarto fator, se seu objetivo e uma travessia, cuidado a maioria das mortes por afogamento por quem sabe nadar, e por tentar fazer uma travessia, vou fazer uma matéria só sobre travessias, porém fica a dica antes de fazer uma travessia planeje antes, pois se falhar será o ultimo erro da sua vida.

Por ultimo e não menos importe é o cuidado com as crianças, tome todas a medias anteriores e mais uma procure locais de pouca profundidade, crianças não se incomodam com a profundidade do local, monitore sempre o banho das criança, este assunto será alvo de uma próxima matéria.

VÍDEO:


Prestigie nosso canal deixe seu like e inscreva-se, mandado mensagem no watts (65) 99971-5557 e lhe enviarei totalmente grátis um ebook Comida de motociclista.

Vida longa a todos os aventureiros... 

Cássio Vaz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário