domingo, 11 de junho de 2017

Cachoeira do Roque

O Sr Roque é o proprietário da fazenda aonde se encontra a cachoeira, ele mora na fazenda com sua família, a região é um assentamento com o nome de Saltinho, o mesmo inclusive a propriedade do Sr Roque é um importante fornecedor de alimentos para a cidade de Diamantino principalmente de banana da terra, o local também foi explorado pelo antigo garimpo de ouro.

Histórico do MG Sinibu : Esta cachoeira é um antigo local de prática de rapel da equipe de esportes radicais Répteis de Montanha (RDM). O HD (líder da equipe RDM) ele me convidou para fazer o treinamento de rapel, conversamos com o proprietário e descemos até a cachoeira, com o equipamento pesado principalmente as cordas, levamos também mantimentos e refrigerantes, iniciamos a decida que e em sua maioria negativa, descemos um de cada vez, em seguida almoçamos, na parte de cima da cachoeira, arrumamos a traia e descemos o rio por aproximadamente uns 50 metros, onde se encontra uma cascata. Chegarmos à cascata tem um poço com uma profundidade media apropriada para saltos, o HD bem nessa chegada deu um salto mortal, conhecido como xangô, em seguida toda a turma começou a tomar banho, quando a Dienifer viu entre os arbustos algo mexendo, ela em seguida ela avisou a todos, de imediato fomos verificar e eram várias crianças escondidas nos arbustos, ao perceber nossa presença saíram como índios espalhando no mato...

DICAS:
ü  Esta cachoeira está em uma área particular, portanto precisa de autorização do proprietário para visitá-la.
ü  Na cachoeira é feita à captação de água para consumo da fazenda, portanto o acesso na parte de cima da captação é proibida pelo proprietário.
ü  Cachoeira com muitas negativas para o rapel, (negativa no rapel e quando você desce pendurado como em um balanço).
ü  Logo abaixo da cachoeira há outra cascata ótima para tomar banho ela fica logo abaixo uns 30 metros.
ü  Tome cuidado no local a muitas cobras peçonhentas, principalmente a jararaca, tome as medidas de prevenção de acidentes com esses animais.
ü  O local também é impróprio para acampar, devido ao terreno do local ser muito montanhoso.

Descritivo: saindo de Diamantino pelo bairro da Ponte sentido Frei Manoel, siga até a ponte sobre o rio Frei Manoel siga pela esquerda, assim que você subir a serra tem um trevo vire a esquerda, até subir uma serra, logo em seguida tem um acesso à esquerda, entrem nela uns 30 metros depois do lado esquerdo tem uma porteira da fazenda do Sr Roque, ele mora no local, e ele é quem pode te autorizar a ir a cachoeira deixe seu veiculo ali estacionado e siga por uma trilha até a cachoeira.