sábado, 3 de junho de 2017

Dia do Meio Ambiente

Neste dia 05 comemora-se o dia do meio ambiente, vou fazer uma síntese da situação regional e estadual do nosso meio ambiente. Começando pelas pressões:



O nosso clima com a aproximação do período da seca chegando, vai abaixar a  umidade, com esse nosso sol da linha do equador, deixa a vegetação árida. Ai algumas pessoas que no minimo são insensatas, colocam fogo e começa a guerra de combate aos incêndios florestais.



Outro problema constante é atropelamento de animais, nossas rodovias cheias de veículos pesados, impulsionado pelo agronegócio, que tem sua logística baseada em caminhões, em estradas que foram construídas na colonização, na época priorizava as margens do rio e não se imaginava que um dia ia servir para o transporte de cargas com caminhões,  nosso Mato Grosso, que foi considerado o eldorado do velho mundo, pelas suas riquezas minerais, hoje é considerado o celeireiro do mundo contemporâneo, com rodovias feitas em cima das antigas trilhas.É um absurdo, consequência de politica do populismo. Nossa fauna que no momento, vive as margens desta estradas ribeirinhas e serranas, cortadas por infinitas lavouras. A fauna em sua migração natural encontram os veículos mortais.
Estive em uma reunião do conselho da Estação Ecológica da Serra das Arraras, no qual se tratava da pavimentação da estrada que da acesso de Porto Estrela a Cáceres, estrada que está sendo planejada  analisando o atropelamento de fauna, é  uma luz no fim do túnel.


Se fala muito sobre educação ambiental, mais em minha opinião o  que está faltando responsabilidade ambiental, você de uma maneira o de outra sempre está sendo responsável pelo ambiente em que vive, seja no seu trabalho ou no convívio com sua família, sempre tem uma responsabilidade em seus atos, neste dia comemorativo fica a reflexão sobre nossa responsabilidade ambiental. Principalmente no que diz a resíduo sólido.



Entre os problemas ambientais atuais a minha maior preocupação, e porque dizer indignação, é com os nossos deputados estaduais,que estão tentando reduzir nossas unidades de conservação, como é o caso do Parque Estadual Serra de Ricardo franco e a Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt. No vídeo abaixo veja o Alexandre Batistela explica a situação atual da resex para o deputado estadual, por Mato Grosso, Allan Kardec. O deputado  estava na audiência publica sobre a redução das Unidades de Conservação, e disse ser o único deputado contra a redução das UCs. Confiram no vídeo...

Para finalizar vou deixar a foto do Senhor Aquiles da comunidade das Peraputangas em sua produção orgânica, que em sua simplicidade da uma aula de sustentabilidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário